Temas Atuais

Os acontecimentos mais recentes do Brasil e do mundo estão sempre presentes nas provas e redações dos vestibulares de todo o país. Para não ficar por fora, confira as matérias publicadas quinzenalmente nesta seção!

ENFIM PUNIDOS EX-DITADORES ARGENTINOS
Para construir o futuro, é sempre importante olhar o passado e aprender com ele. Alguns países da América Latina vêm tentando fazer o seu dever de casa. O Brasil instaurou recentemente a Comissão da Verdade para passar a limpo sua história sem condenar ninguém. Já a Argentina e o Chile estão aproveitando a volta ao passado para punir os que praticaram crimes abomináveis em nome "da segurança do Estado".

Em um passo importante nesse passar a limpo da sua triste história, a Argentina condenou dois ex-ditadores, Jorge Rafael Videla e Reynaldo Bignone, à prisão por roubo sistemático de crianças. Em sua transloucada busca de defender os "interesses da nação" e evitar que o país fosse "tomado pelo fantasma do comunismo", Videla e Bignone permitiram o roubo de bebês nascidos nos centros clandestinos de tortura e a sua entrega a famílias de membros do regime militar.
Pelo sequestro das crianças, Jorge Videla foi condenado a 50 anos de prisão, mais um "mimo" no vasto currículo do ex-ditador argentino. Além deste "prêmio", o militar de 86 anos já ficou quase 20 anos detido, incluindo um longo período de prisão domiciliar, e foi condenado a prisão perpétua em 2010 pelo assassinato de 31 presos políticos na província de Córdoba. Já Bignone foi sentenciado a 15 anos de prisão pelo crime contra as famílias argentinas.

As Avós da Praça de Mayo

As sentenças são uma vitória das Avós da Praça de Mayo, associação de direitos humanos da Argentina que busca localizar e restituir todas as crianças sequestradas ou desaparecidas durante o regime militar. Com ações ao longo dos anos, o movimento formado por mães de desaparecidos naquele período não permitiu que os crimes cometidos por Videla e sua trupe caíssem no esquecimento e virasse apenas uma página negra da história nacional.

E que história negra! Para se defenderem no poder, os militares argentinos consideraram necessário o sequestro de mulheres grávidas e casais com filhos pequenos, levando-os para maternidades clandestinas em quartéis militares. Nas contas da justiça Argentina, 35 bebês foram roubados no período, e o país trabalha agora para identificá-los e garantir a eles a sua verdadeira identidade. Ou seja, em pleno 2012, 35 pessoas com mais de 30 anos de idade estão descobrindo quem são seus verdadeiros pais e mães, muitos deles descobrindo também o seu verdadeiro nome!
O caso argentino é mais uma prova real do mal que um regime ditatorial pode fazer a uma nação. Mais de 20 anos após o fim da ditadura Argentina, centenas de pessoas ainda sofrem com as loucuras cometidas por gente inconsequente e egoísta, que só pensava no poder. Além de garantir a verdade aos argentinos, a condenação no país vizinho deve servir de lição para que os outros países não venham a cometer os mesmos erros.

Comentários

Postagens mais visitadas