FIM DA GUERRA FRIA

Na década de 1970, as economias do bloco soviético tendiam à estagnação econômica em razão de vários fatores, tais como estrutura centralizada das empresas estatais que comprometeu a inovação tecnológica, e a interferência do Estado na quantidade e qualidade da produção, bem como na fixação de preços e salários.
para satisfazer suas necessidades, os países do bloco soviético importavam alimentos e bens de consumo do Ocidente. as dificuldades econômicas agravaram se quando os soviéticos invadiram o Afeganistão em 1979, sob o pretexto de defender o governo socialista ameaçado por uma guerra civil entre facções rivais. para sustentar essa guerra e continuar fazendo oposição aos Estados Unidos, o governo da URSS ampliou investimentos na área militar, esgotando os recursos.


Reformas e início de mudanças

Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o cargo de secretário-geral do Partido comunista, propondo reformas para corrigir as distorções econômicas e eliminar a corrupção no país, mas sem abandonar o socialismo.
A perestroika ("reestruturação") propunha uma reorganização da economia, que deveria ampliar os investimentos do pais para outros setores. Incluía, ainda, uma proposta de maior autonomia para as empresas estatais e estimulo à abertura de pequenos negócios familiares, como lojas e restaurantes. A glasnost ("transparência") estabelecia algumas liberdades políticas, assim como alguns direitos individuais.

A desagregação da União Soviética

O fim do controle autoritário e centralizado do Partido Comunista não foi substituído por outros mecanismos coercitivos. Em consequência, ocorreu um enfraquecimento do Estado soviético e do controle sobre as repúblicas que compunham a União Soviética.
Entre 1989 e 1990, Estônia, Letônia e Lituânia declararam independência. Em seguida, as demais repúblicas também reivindicaram sua soberania. Dessa forma, Gosbachev propôs o Tratado da União: cada república teria o direito de optar, por meio de um plebiscito, se desejava ou não conservar sua adesão à União Soviética.
Na Hungria e na Tchecoslováquia, os ideais socialistas eram fortes desde a década de 1920. Em outros países do Leste Europeu, porem, o regime foi imposto apos a Segunda Guerra Mundial, quando os soviéticos expulsaram os nazistas da região e impuseram governos alinhados com os seus interesses. Por isso, esses governos não contavam com o apoio popular.
Os lideres conservadores do Partido Comunista responsabilizavam Gorbachev pela desestabilização da União Soviética. Numa tentativa desesperada de evitar o fim da URSS e restaurar seu poder, eles arquitetaram um golpe de Estado para afastar Gorbachev.
A resistência foi comandada por Boris Yeltsin, que aproveitou sua popularidade para criar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que garantiu a soberania dos países, mas manteve laços políticos e econômicos. No final de 1991, a União Soviética já não existia mais.

Bibliografia: 
História Suplemento de Revisão, ed. Moderna Plus 2010






Sovietes – O quebra-cabeça vermelho

Com base em informações sociopolíticas do país, o jogador deverá encaixar a peça no local exato. 
Bem, como estar por dentro da situação política de Belarus ou do Turcomenistão não é lá algo comum, na prática jogava-se com base no formato de cada peça-país, tentando encaixá-las no mapa. 
Lançado em dezembro de 2007, o jogo é um dos primeiros newsgames desenvolvidos no Brasil. Tudo acompanhado com o humor peculiar de Borat, grande sucesso no cinema naquele ano e famoso representante do “grande Cazaquistão”. 

Ficou curioso? Joga aqui 



Postagens mais visitadas